Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A moda e a segunda guerra mundial.

>> 21 de março de 2014

Olá Causadores de Moda.

Sexta-feira é o dia que fico em casa. Aquele dia em que você fica em casa, mas nada de folga e sim de trabalhar. Acabei assistindo ao programa Encontro e vi uma pessoa que diz trabalhar com moda mostrando figurinos da novela Joia Rara e mostrando como esse figurino é atual. Até aí tudo bem. O problema é que essa pessoa disse que esse figurino era dos anos 20 e 30.  Opa!!! Não é bem assim não.

A segunda fase dessa novela, que é essa que vemos atualmente no ar, se passa no fim dos anos 40 e começo dos anos 50.  É uma moda pós guerra. Durante a guerra, matérias-primas como lã, seda, couro, gasolina, vários alimentos como trigo, leite e carne e até mesmo a mão de obra masculina era extremamente escassos. A guerra traz alterações sociais, economicas e culturais, influenciando assim na moda das décadas seguintes.

Na imagem abaixo vemos um reflexo da guerra. As saias são mais curtas (alumas mulheres usavam saias-calças devido a sua praticidade), roupas com menos volume, logo precisava de menos tecido, conto no lugar do espartilho para marcar a cintura. Como faltava gasolina as pessoas passaram a andar mais de bicicleta e esse passou a ser o principal meio de locomoção.  Por isso passou a se fazer uso de bolsas a tiracolo. Repare que duas das mulheres das foto usam lenços no cabelo e sem luvas. Outro reflexo da guerra. Não dava pra desperdiçar tecidos com chapéus e luvas.

Os tecidos sintéticos passam a se tornar mais usados. Paris ainda ditava a moda, mas já podemos ver uma influência americana e italiana. Sem falar no estilo militar presente nas peças da época. As mulehres foram para o mercado de trabalho e o vestuário teve que se adequar a essa mudança cultural. As roupas passaram a ser justas, saias mais curtas. Cortinas e toalhas de mesa transformavam-se em peças de roupa. Outras roupas eram desmanchadas para dar vida a novas peças.

Após a guerra, a Europa estava falida. Muitas fábricas foram destruídas durante o período da guerra.

Veja esse trecho do livro do João Braga:
Um vestido, por exemplo, não podia ter mais de dois bolsos, cinco botões, seis costuras na saia, duas pregas invertidas ou do tipo caixa (macho) ou quatro pregas do tipo faca (tombadas), e 4 metros de costuras. Nenhuma decoração supérflua era permitida.

Para driblar esse problema, as mulheres passaram a usar sobras de tecido de outras cores e estampas para fazer detalhes como golas, bolsos e mangas das suas roupas. As mulheres também passam a usar o cabelo preso em coques ou penteados com grampos, já que muitas delas passaram a trabalhar nas fábricas por falta de mão de obra masculina. Todos os homens eram convocados para a guerra. Muitos morreram e essas mulheres ficaram responsáveis pelo sustento da casa. Outro fator para o uso de lenços e cabelos presos é o fato que não existiam salões, os shampoos eram péssimos, restou a criatividade para dar um jeito nos cabelos.



Muitas mulheres passam a usar o turbante. Assim poderiam esconder os cabelos                    descuidados por falta de produtos de boa qualidade. Com o trabalho nas fábricas cada vez mais as mulheres passam a usar calças, principalmente as mulheres americanas. Que ainda sofriam a influencia das pin ups e do visual rock que surge com força total nos anos 50. 


No final da década de 40, Dior cria o New Look, trazendo de volta o glamour aos anos 50.

Houve uma busca da feminilidade, da maternidade, do casamento, do luxo e da riqueza.
Saias rodadas até o meio das pernas, cintura fininha e corpetes justos, quadris acentuados e ombros estreitos eram as características que evidenciavam esse novo estilo, exaltando as curvas femininas. Esse novo estilo dizia ao mundo que a guerra realmente era passado.







 E assim é a moda pós guerra. Várias influências e as americanas passaram a ditar a moda no mundo todo.

Espero que tenham gostado.

Bjks e até a próxima.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Arquivo

Back to TOP