Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Moda sem amarras

>> 26 de abril de 2010

clip_image002
A marca Dona Florinda levará o colorido e a jovialidade de suas peças para as passarelas do Dragão Fashion Brasil

O grande homenageado deste ano no DFB é o abolicionista Francisco José do Nascimento, mais conhecido como Chico da Matilde ou Dragão do Mar. Para lembrar o jangadeiro, que se recusou a transportar escravos para navios negreiros, a entrada do Centro de Convenções receberá fotografias temáticas de Chico Albuquerque. O espírito ousado e de vanguarda unem Chico da Matilde e outro destaque do evento, Lino Villaventura.
Cada um deles quebrou barreiras que os fizeram entrar, literalmente, para a história. O jangadeiro deixou seu nome gravado na memória nacional, enquanto o estilista levou a moda brasileira para cenas artísticas e passarelas internacionais.
Agora é a vez do Dragão fazer seu registro. Segundo Cláudio Silveira, produtor do evento, o DFB já é uma semana de moda consolidada. A presença da mídia nacional especializada mostra o quanto a arte e a moda cearenses são valorizadas no cenário nacional.

Espaços
Com foco no ensino de moda, o Dragão Pensando Moda é uma programação paralela que conta com palestras, mesas redondas e profissionais reconhecidos para discutir questões conceituais e mercadológicas do segmento.
Já a Casa do Dragão é um espaço onde serão comercializados produtos de estilistas, designers e artesões cearenses com trabalhos de cunho regionalista. E a novidade que o evento traz este ano é o Ceará Business, voltado para vendedores e compradores de moda. Consiste numa bolsa de negócios para aumentar as oportunidades de comercialização.
clip_image004

Piorski
A grife da cearense Adriana Piorski traz para sua terceira passagem oficial pelo Dragão uma coleção que tem como ponto central o universo das fábulas. O desfile, intitulado "Magic Box", vai apostar na delicadeza dos tecidos mais fluidos como tule e organza e em tons pastéis e cores mais marcantes como azul, verde, vermelho e roxo, para demonstrar o universo lúdico dos sonhos impossíveis.

Mario Queiroz
O estilista traz uma conversa entre o punk e o estilo "gentleman", inspirado no metrô londrino. Ele resgatou a diversidade que caracteriza a capital inglesa. A mistura de referências aparece nos volumes das calças e nas sobreposições. Peças em malhas leves e alfaiataria de modelagem mais ajustada se destacam nos looks.

Skyler
Arte e nobreza escocesas inspiram a coleção. As peças fazem referência à realeza, trazendo brasões, padronagens clássicas, xadrezes e o estilo college europeu. Cores como o azul, violeta e bordôs dão ar contemporâneo ao tom clássico e medieval.
O jeans vem com efeitos especiais de laser e as modelagens principais são skinny e slin. As polos continuam em alta, arrojadas, bem ajustadas e com toques de modernidade e a malha com algodão egípcio aparece nas t-shirts.
clip_image006
A Skyler foi buscar na Escócia brasões, xadrezes, padronagens clássicas e o estilo college para compor sua coleção

Melk Z-Da
O universo rústico da carpintaria é visitado pelo estilista pernambucano. Um mostruário de madeira foi o ponto de partida para a coleção, orientando todo processo criativo, definindo texturas e cartela de cores, que é formada pelo mogno, madeira de pinho, eucalipito, pau brasil, azul pátina, capim dourado, palha e laranja.
Os tecidos tecnológicos se misturam a sedas naturais modificadas artesanalmente no ateliê de Melk, e o hand made ganhou um reforço com paetês feitos de folhas de madeira resinada. A camisa de carpinteiro antiga é desconstruída e serve de base para vestidos e casacos.
clip_image008
O estilista Melk Z-Da trabalhou com cores e texturas inspiradas em madeiras como mogno, eucalipto, pinho e pau Brasil

Thais Gusmão
A coleção de Inverno foi motivada pelo aniversário de 10 anos da marca. O ambiente é uma grande festa de gala e a estilista investiu em corpetes, corsets, sainhas, soutiens e calcinhas em tecidos como tafetás, chiffons e cirês. A cartela de cores é em tons de vinho, bordô, rosa bebê, cinza claro e chumbo e os clássicos preto e branco. A novidade fica por conta das peças em moulagé, dando silhueta a inúmeros micro-vestidinhos, body ventura, corselet partyday e cone-busto.
clip_image010
Em comemoração aos 10 anos da marca, Thaís Gusmão traz para o DBF 2010 o universo das festas de gala com tecidos finos

Lindebergue Fernandes
Com uma coleção onde as texturas são o principal elemento, o estilista Lindebergue Fernandes traz o imaginário cigano para o DFB 2010. Ele promete microsaias estruturadas, microshorts em denim desgastado e muita transparência e fluidez. No masculino, aposta em macacões cava baixa, tie -dye, franjas, e calças clochard, cuja cintura é forjada pelo uso do cinto sobreposto.
Para compor as peças da coleção e transmitir o cotidiano, as crenças e a cultura desse povo nômade, Lindebergue apostou nos jeans detonados, organzas, algodões laise, chamois e devorês e em uma cartela de cores que vai do azul céu ao turquesa, vermelho bordeaux, passando pelo dourado, branco, nude e cru.

O presente perfeito de Greiner
Da formação em Arquitetura vem a preocupação com as formas e das memórias a inspiração para criar moda autoral. É assim que o tímido Mark Greiner descreve seu ofício.
O estilista entende a moda como uma expressão de liberdade e comunicação e diz que busca inserir valores pessoais na sua obra. Baseado nessas referências, traz sua coleção " Presente Mais que Perfeito" para o Dragão Fashion Brasil 2010.
Com muitas transparências, tulles, paetês e plumas, trabalhando do preto ao colorido, Greiner procura capturar o sentimento essencial de quem se doa através do presente. A coleção pretende "falar não somente da lembrança material, mas sobretudo do bem-querer imaterial. São imagens e fragmentos construídos em tecidos, alegrias e cores", define o estilista.
clip_image012
Croqui da coleção "Presente Mais que Perfeito" de Mark Greiner, que traz muitas plumas e tules


Desfiles
25 de abril - Domingo

14:00 - Abertura do Centro de Convenções
16h - Conexão Solidária - Sala do Barro
17h - Jolie!Jolie! por Andrea Cerqueira - Salão das Marés
18h - Iury Costa - Sala do Barro
18h30min - Mark Greiner - Sala do Fogo
19h - Vitorino Campos - Sala do Barro
19h30min - Mario Queiroz - Sala do Fogo
20h - Handara - Salão das Marés
20h30min - Ivanildo Nunes - Sala do Barro
21h - Mar Del Castro - Sala do Fogo

26 de abril - Segunda-feira
09:30 - Dragão Pensando Moda
14:00 - Abertura Centro de Convenções
17h30 - Madame Surtô - Salão das Marés
18h - Francisco Matias - Sala do Barro
18h30min - MarcusSoon - Sala do Fogo
19h - Piorski - Salão das Marés
19h30min - Sá.Maria - Sala do Barro
20h - Pré lançamento Rommanel por Ana Hickmann- Auditório Principal
20h - Skyler - Salão das Marés
20h30min - Weider Silveiro - Sala do Barro
21h - Lindebergue Fernandes - Sala do Fogo

27 de abril - Terça-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos - 1ª seleção - Sala do Barro:
Universidade Vale do Acaraú/CE
Universidade Estácio de Sá/RJ
Universidade Federal de Goiás
Faculdade Católica do Ceará/CE
18h - Tarcísio Almeida - Sala do Barro
18h30min - Kalil Nepomuceno - Sala do Fogo
19h - SiS Couture - Salão das Marés
19h30 - Tiana Moscoso - Sala do Barro
20h - João Pimenta - Sala do Fogo
20h30 - Thais Gusmão - Salão das Marés
21h - Walério Araújo - Sala do Fogo

28 de abril - Quarta-feira
09:30 Dragão Pensando Moda
14:00 Abertura Centro de Convenções
16h30min - Concurso de Novos - 2ª seleção - Sala do Barro:
Fadesne/CE
Universidade Federal de Minas Gerais,
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ São Paulo
Universidade Federal do Ceará
18h - Melk Zda - Salão das Marés
18h30min - Cristiane Gomes - Sala do Barro
19h - Dona Florinda - Sala do Fogo
19h30 - Ronaldo Silvestre - Salão das Marés
20h - Gustavo Silvestre - Sala do Barro
21h - Lino Villaventura - Sala do Fogo


Fonte: Caderno EVA – Diário do Nordeste

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

Arquivo

Back to TOP