Aprenda a usar esta técnica que promete trazer mais
charme para sua casa

Com certeza você já se encantou com algum estêncil por aí, seja nas figuras pintadas pelos muros da cidade ou em estampas de camisetas.
Mas uma outra alternativa que vem fazendo sucesso é o estêncil aplicado dentro de casa - uma boa opção para mudar o visual de um jeito prático e gastando pouco. Para testar a ideia, contamos com a ajuda da equipe da Criativa.
A repórter de moda Luciana Florence já tinha usado a técnica anteriormente comprando moldes prontos, mas desta vez queria algo mais personalizado. Os desenhos ficaram a cargo da editora de arte Silvana Martins, que criou cinco molduras de quadros estilo provençal para dar um ar romântico-retrô para a sala da Lu.
Ao todo gastamos R$ 73, mas o interessante é que uma vez cortado o molde você pode reutilizá-lo várias vezes em diferentes superfícies. Assim dá para enfeitar outros espaços e até emprestar o molde para os amigos que se empolgarem com a sua transformação.
Então, mãos à obra!
Passo a passo

1 - Grude a folha com o desenhona folha de acetato usando a fita crepe
2 - Recorte as regiões escuras do desenho,depois remova o papel e separe as estruturas |

3 - Passe cola spray no molde queserá colado à parede, de maneiraque a parte vazada é onde seráformado o desenho.
4 - Forre o chão e a área em volta doestêncil com jornal para que o jato despray não manche as laterais |
5 - Aplique o spray com movimentosconstantes a cerca de 30 cm de distância.Fique atento para que a aplicação seja uniformee para que os jatos de tinta tenham preenchidotodos os espaços |
6 - Agora é só retirar a folha de acetato.O spray tem secagem rápida, mas é bomconferir se a tinta já secou para prevenirqualquer vazamento
|
O estêncil pode ser feito com vários materiais, mas é preciso ter atenção à espessura da folha. À direita, as diferenças entre um estilete comum e o profissional para corte artístico
Para fazer o estêncil você vai precisar de:
- 1 estilete profissional estreito artístico - Olfa AK-1 (ele tem a ponta mais fina que os comuns, o que facilita o corte principalmente em curvas)
- 1 rolo de fita crepe
- 1 tubo de tinta spray - Colorgin Azul Oceano (outra alternativa é usar a tinta comum com o auxilio de um pincel)
- 1 tubo de cola spray - 3M
- 5 folhas de acetato para os desenhos
- Base de vidro para recortar
- Jornal
Base para o estêncil
O estêncil pode ser feito com vários materiais: acetato, vinil, transparência de retroprojetor e até aquelas divisórias plásticas de fichário da época da escola que você ainda não jogou fora - e o passo a passo é sempre o mesmo para aplicação em paredes e móveis.
Só é preciso ter atenção à espessura da folha: ao mesmo tempo que não pode ser tão fina e maleável, para que a tinta não escorra e ultrapasse os contornos, uma folha mais grossa (como as usadas para fazer radiografia) exigirá mais destreza na hora de recortar a ilustração.
Particularidades do desenho:
Os desenhos que fizemos funcionam bem para estêncil, já que o interessante da técnica é brincar com o efeito luz e sombra, mas suas curvas e detalhamento exigem certa habilidade - tanto na hora de desenhar quanto na hora de cortar a silhueta na folha. Se estiver difícil no começo, recomendamos desenhos mais simples até que você vá se familiarizando com a técnica.